28
abr

Telhado Verde

Entenda porque os telhados verdes são a maior tendência da arquitetura contemporânea

ÁGUA
O telhado verde absorve grandes volumes de água em seus componentes, atrasando a liberação da água e reduzindo o volume de pico em um evento de chuva. Desta forma, evita-se o colapso do sistema de drenagem e reduz-se o risco de enchentes. Também atuam na filtragem de poluentes da água da chuva em grandes cidades, permitindo o seu reaproveitamento local

AR
Telhados verdes absorvem dióxido de carbono, produzem oxigênio ajudam a retirar poeira e filtrar a poluição, trazendo de volta o verde a locais onde não é possível se cultivar árvores e jardins sobre o solo. Também reduzem substancialmente a reflexão solar, evitando a transferência de energia para o entorno e reduzindo o efeito de ilhas de calor – que mantém mais alta a temperatura de regiões inteiras durante o verão, além de reduzir a ventilação e aumentar a poluição do ar. O ar próximo a telhados verdes é sempre mais frio no verão e mais úmido.

ENERGIA ELÉTRICA
Como causam efeitos sobre a performance térmica em edificações (melhoram a eficiência energética), os telhados verdes reduzem a necessidade de ar condicionado (menos horas de uso), reduzindo o consumo de energia elétrica.

ALIMENTOÉ possível se cultivar de tudo sobre um telhado verde. Hortaliças, legumes, folhagens, frutas e até mesmo grãos de grandes culturas como trigo, milho e feijão podem ser produzidos dentro da cidade.

ESTÉTICA E LAZEREstética é talvez o benefício mais aparente no uso do telhado verde – de fato, no mundo todo a maior parte dos telhados verdes têm sido construída para substituir coberturas empoeiradas e cheias de mofo. Telhados verdes acessíveis oferecem espaço de lazer sem que haja a necessidade de ocupar o disputado solo das cidades.

BIODIVERSIDADE
Telhados verdes criam ilhas de biodiversidade, atraindo aves e outros predadores que ajudam a reequilibrar a população de insetos e pequenos vertebrados.