22
dez

ARQUITETURA EM FRANQUIAS E GRANDES REDES

O sucesso de uma Rede reside na criação de uma marca forte e reconhecida.

O sistema de Franquias e Redes, tem crescido no Brasil a taxas bastante superiores ao PIB nacional – tem registrado taxas anuais de crescimento na ordem de 8 a 9% nos últimos 3 anos – cerca de 28% acumulados. O PIB neste mesmo período deverá ter retração de quase 7%.

No entanto, esse modelo de negócio para obter crescimento prolongado e sustentável pressupõe que haja transferência de know-how da empresa franqueadora a sua rede de franqueados.

Neste contexto, para que este know-how seja reproduzido de forma uniforme e constante, sem que se perca pelo caminho, exige-se que haja padronização –  é ela que permite que se obtenha resultados positivos semelhantes quando há um modelo capilar distribuído em diversas regiões e distintas culturas.

Além do excelente atendimento e a oferta de produtos e serviços de alto padrão invariáveis, a rede de franquias depende substancialmente que a identidade visual da marca seja preservada.

Para que a marca seja forte e sólida ela deve ter identidade única e própria e ser plenamente reconhecida – e para ser reconhecida, o padrão arquitetônico, a decoração, o design, a fachada, a disposição dos espaços, o mobiliário, os materiais utilizados, todos devem respeitar um padrão coerente, que expresse o conceito da marca – sua filosofia, seu mercado, seu público.

Vale ressaltar que a Arquitetura bem planejada que viabiliza, dentre o que foi exposto, a garantia da Identidade Visual da Marca, também é um fator de economia na expansão da rede. Implantada de maneira sistemática e ordenada – por meio de Manuais de Identidade Visual – será gerada economia de escala na aquisição dos serviços e materiais necessários e nos esforços de instalação de uma nova unidade.

Podemos oferecer uma solução integrada em arquitetura, sustentabilidade, instalações, ambientação, etc. sempre alinhadas a viabilidade técnica, econômica e atendendo seu cronograma.

Nossa abordagem é sistêmica, leva em conta o meio ambiente, consumo de energia, durabilidade, manutenção  além da funcionalidade e estética do empreendimento.

MarCelo Todescan